========================================================= PROJETO 1: criação de uma heurística para o jogo da velha ========================================================= 1º Passo - Montar o projeto no seu computador (conforme vimos em sala); 2º Passo - Modificar o peso que é adicionado na Heuristica1.java em cada if (conforme vimos em sala), e depois executar passo-a-passo pra começar a entender melhor o funcionamento do problema; 3º Passo - Abrir a Heuristica2.java e entender a idéia do seu funcionamento, e comparar vantagens e desvantagens para a Heuristica1.java; 4º Passo - Tentar embutir a idéia da Heuristica2 na Heuristica1, em outras palavras, copiar e colar os ifs(); 5º Passo - Começar a pensar em idéias para se defender, pq sua heustística só está atacando nesse começo. Uma idéia inicial é de incrementar o resultado, caso exista um símbolo de algum adversário na mesma linha/coluna/diagonal. Mas daí vc vai incrementar de quanto? Esse é o valor que vc deve pensar e sair testando, pra dar pesos interessantes à sua heurística, pra que ela possa atacar e defender-se com equilíbrio; 6º Passo - Verificar se existe na super classe Heuristica.java, algum método que possa ser interessante na criação de sua heustíca, e entender seu funcionamento; 7º Passo - pensar como vc pode refinar sua heurística. ========================================================= Veja bem, o processo de construção de uma heurística não é fácil, e demanda criatividade e testes. Vc deve criar uma idéia nova e testar, criar outra idéia e testar, e assim por diante... Por sorte, seu trabalho é apenas esse, pois EU tive o trabalho de implementar o applet, e todo o restante do processo de busca, como o teste de objetivo, estado inicial, ações seguintes, e custo (não necessário e não usado aqui)... Resumindo, todo o ambiente já está pronto pra vc, inclusive a super classe Heuristica.java, que vc pode usar métodos prontos nela. Seu trabalho será de, basicamente, acrescentar mais if()'s dentro do for() do método getHeuristica() da classe Heuristica1.java. Nesse projeto, também não é necessária experiência em Java ou de orientação a objetos. Como vc já deve ter começado a ver em java, a sintaxe é idêntica a C. []'s e boa sorte, Fred