Links Relacionados:
  Publicações
Formação
Projetos
Experiência
Línguas

OrCut (2005)

      OBJETIVO

Demonstrar que um sistema web, como o orkut (www.orkut.com) pode ser desenvolvido em C. Destacar a implementação de forma modularizada, com separação de conceitos em arquivos separados, com métodos e atributos específicos, de forma bem estruturada. A criação de um pequeno protótipo em HTML torna-se necessário, e a interface entre o programa em C e esse HTML é feito por CGI. Tive a oportunidade de ensinar uma disciplina seguindo essa metodologia.

 
DESCRIÇÃO
http://www.fredbf.com/orCut.pdf
http://www.fredbf.com/orCut.ppt

Desenvolver uma ferramenta parecida com o ORKUT (www.orkut.com), uma ferramenta de comunicação social amplamente difundida entre os jovens. Nossa metodologia utiliza princípios e conceitos de análise de requisitos, modelagem dos dados, definição dos conceitos da aplicação em estruturas de dados bem definidas, mapeamento dos requisitos para protótipos de funções e o projeto de interface. Todo o código fonte e dados gerados pela aplicação deverão ficar disponíveis em uma pasta compartilhada. Isso porque estamos lidando com uma aplicação stand-alone, mas que simula a troca de informações entre os usuários do sistema. Nada nos impede, de trabalharmos com linguagens de programação que utilizem recursos de rede no futuro. A ferramenta será desenvolvida em linguagem C, utilizando a interface CGI para disponibilizar uma interface na WEB. A escolha dessa metodologia é devido à necessidade de mostrar uma aplicação real escrita em uma linguagem imperativa. CGI (Common Gateway Interface) é o método usado para permitir a interação entre o servidor WWW e outros programas executados no sistema. Tipicamente um programa CGI pode ser desenvolvido em qualquer linguagem de programação que tenha acesso à leitura de variáveis de ambiente e à manipulação dos streams padrões de entrada e saída de dados do sistema operacional (stdin, System.in; stdout, System.out). O ambiente de desenvolvimento escolhido foi o Turbo C++ em Sistema Operacional Windows XP. Porém, nossa ferramenta é open-source e pode ser portada para qualquer outro sistema operacional.

DiariOver
(2004)

      OBJETIVO

Permitir que o professor gere uma página web automática, a partir do preenchimento de uma planilha eletrônica com todas as informações dessa disciplina (notas, nome de slides e listas de exercícios, ementa, etc).

 
DESCRIÇÃO
http://www.fredbf.com/DiariOver_ManualDoProfessor.pdf

O DiariOver tem dois objetivos principais: (1) construir automaticamente páginas na Internet para professores baseados em um modelo e (2) substituir o antigo diário em papel por um diário de classe eletrônico de fácil manuseio e seguro. O professor será responsável por preencher em casa (ou na própria faculdade) uma planilha do MS Excel contendo dados de sua disciplina, como plano de ensino, data das provas, bibliografia, presença/falta dos alunos, notas, conteúdo visto em cada aula, etc. Essa planilha deverá ser atualizada a cada aula e será armazenada na Intranet da faculdade. A qualquer momento o professor poderá imprimir uma parcial de seu diário eletrônico, bem como fazer backup e leva-lo para casa, ficando sob sua responsabilidade a veracidade das informações e o backup. As informações contidas nessa planilha estão vinculadas ao Banco de Dados MS Access, ou seja, qualquer informação alterada pelo professor na planilha, reflete no Banco de Dados. Um modelo de página foi construído em JSP (Java Server Pages) para disponibilizar a página de cada disciplina oferecida na Internet. O DiariOver foi inicialmente empregado no curso de Sistemas de Informação do IESP, visando ajudar professores e alunos, na medida que permite a publicação de informações bastante úteis para os alunos, e permite que os professores construam suas páginas na Web com o simples preenchimento de uma planilha eletrônica.

 

BID-SI (2004)

      OBJETIVO

Com o intuito de aglutinar todo o material usado por professores e alunos de um curso de computação, resolvemos constuir uma biblioteca digital temática, utilizando a ferramenta de código aberto Greenstone (www.greenstone.org), amplamente difundida e usada no mundo inteiro.

 
DESCRIÇÃO
http://www.polodigital.ufpb.br/pesquisa/Dia%2001_12_2003/Greenstone_Fred_01_12_2003.ppt

Este trabalho visou a construção de uma biblioteca digital para o curso de Sistemas de Informação do IESP. Estão disponíveis materiais usados pelos professores do curso, como listas de exercícios, slides, projetos, textos, componentes e até provas, assim como materiais referentes à computação, através de livros, tutoriais, manuais, etc. Todo material utilizado foi descrito formalmente em um documento XML que contém informações referentes a cada documento, como título, autor, data de criação, etc. Os arquivos foram convertidos para HTML, para permitir que o usuário procure material por palavras-chaves e possa visualizá-lo no próprio navegador. Entretanto, disponibilizamos os documentos em seus formatos originais (pdf, doc, ppt, etc) para download. Existem três formas de recuperação de informação de documentos: (1) por palavra-chave, onde o usuário coloca termos contidos nos documentos; (2) por disciplina e (3) por professor. Nos casos (1) e (2), o usuário procura documentos navegando nas disciplinas de professores disponíveis. Utilizamos ferramentas de código aberto, como o Greenstone (www.greenstone.org) para auxiliar a construção da biblioteca e o servidor WEB TomCat do projeto Apache Jakarta (http://jakarta.apache.org/tomcat/). Nossa biblioteca digital atende às necessidades do curso de Sistemas de Informação do IESP, uma vez que permite uma maior interação entre professores e alunos, através do material dos professores disponibilizado na Internet. Todavia, nossa intenção é a de criar um portal cada vez mais rico em material relativo à computação, alimentando essa base com projetos de disciplina dos alunos, artigos, dissertações, etc.

 

Pólo Digital (2003-2004)

      OBJETIVO

Projeto inter-disciplinar para produção de conteúdo e material multimídia para publicação na web. Fiquei responsável por gerenciar a equipe de desenvolvimento, responsável pela construção de três bibliotecas digitais: Paulo Freire, NDHIR e PARA'IWA.
  
  DESCRIÇÃO
http://www.paulofreire.ufpb.br/paulofreire/Ed_porto%5B1%5D.pdf

A presente proposta aglutina uma equipe multidisciplinar, que congrega o programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, o Departamento de Informática - DI, o Curso de Mestrado em Ciência da Informação - CMCI, o Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional - NDIHR e a Organização Não-Governamental Para'iwa - Cultura, Imagem e Ação em torno da implantação de um Pólo Produtor e de Capacitação em Conteúdos Digitais Multimídia no Estado da Paraíba. O objetivo é implementar três bibliotecas digitais temáticas, a partir da constatação da importância da ampliação deste da pesquisa neste domínio para a sociedade local, nacional e internacional. Nesse sentido, tem-se como perspectiva: pesquisar e produzir conteúdos, bem como contribuir para o fortalecimento e divulgação das culturas regionais, destacando à cultura e à história do Nordeste Brasileiro tanto pela riqueza e diversidade da sua re-produção cultural, como pela constituição da sua identidade regional. Além disso, urgencia-se uma maior capacitação de pessoal que se torne capaz de não apenas utilizar os recursos técnicos existentes, mas também possa criar modelos e metodologias que ampliem o conhecimento tecnológico, em especial aquele voltado para as ações pilares do conhecimento: o ensino, a pesquisa e a extensão. A criação de um Pólo de Capacitação em Conteúdos Digitais Multimídia no Estado da Paraíba justifica-se pela existência de um acervo histórico, cultural e educacional relevante para subsidiar ações de ensino, pesquisa e extensão, bem como fomentar a universalização do acesso a acervos de domínio público em formato digital. Os conteúdos trabalhados neste projeto correspondem aos seguintes materiais: documentos históricos, vídeos, fotografias, livros, mapas e dados histórico-econômicos. Compreende-se que o processo de digitalização é um recurso necessário à preservação da memória e à conservação de documentos históricos, uma vez que esse material vem se deteriorando, gradativamente, pela ação do tempo e pelas péssimas condições de armazenamento e condicionamento. Os acervos a serem digitalizados encontram-se na Universidade Federal da Paraíba (Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional – NDHIR, e Biblioteca Central), no Centro Paulo Freire, Estudos e Pesquisas – CPFEP, e na ONG Para’ iwa.

 

ActiveSearch (2000-2001)

      OBJETIVO

Esse projeto foi desenvolvido na parceria entre o Centro de Informática da UFPE e a IBM durante meu mestrado. Desenvolvemos um protótipo capaz de sugerir documentos similares ao que o usuário está editando no MS Word, por exemplo, ou navegando no Browser. A busca é feita na Internet usando o Engenho de Busco do Google e na Intranet onde o protótipo foi instalado.

  DESCRIÇÃO
http://www.lbd.dcc.ufmg.br/bdbcomp/servlet/Trabalho?id=2352

The change in the format of stored digital information in the past decade, from data organized into databases to textual documents available from repositories such as the Internet, Intranets and Digital Libraries increased the dificulty to retrieve relevant data in an efficient way. In order to minor these difficulties, several browsers' plug-ins and standalone applications offer extra functionality, such as search for similar pages. This paper presents the ActiveSearchAgent, a proactive agent for retrieving similar documents to the one being browsed/edited by the user. It accesses different documents bases in the Internet, in Intranets and in local directories. It was devised to process different documents' formats (e.g., HTML, DOC, PS). The retrieval process is on-line, and is based on the document's content. The algorithm used to measure similarity is based on Vector Space model The prototype runs in Windows OS. Preliminary tests demonstrated a very good system's performance with a superiority of 16 percentile points in the precision in relaiton to the GoogleToolbar. (Abstract do artigo publicado no III Encontro Nacional de Inteligência Artificial)